Terceiro Setor – Saiba a importância de contar com auditoria de qualidade.

O terceiro setor engloba uma fatia de extrema importância para a economia do país, em alguns momentos é o carro chefe de um Brasil com um PIB alto e responsabilidades ainda maiores.

É justamente neste contexto que identificamos a necessidade de contar com uma auditoria no setor, afinal, não é só de pessoas bem intencionadas que o mercado é conduzido. São contratos e prestações de serviços que devem ser cumpridos e dentro de todas as conformidades legais, evitando prejuízos financeiros e desgaste na imagem na empresa e é esse o principal objetivo que a auditoria leva para o terceiro setor.

Como é feita a auditoria no terceiro setor?

A criação de ONGs, Organizações de repasses sociais e projetos, fazem um belo serviço para a sociedade e despertam no lado empresarial um sentimento gratidão pelos esforços em conjunto.

No Brasil, diferentemente da maioria dos países em desenvolvimento, os projetos feitos por Ongs e grupos relacionados diversos, são frequentemente impulsionados por empresas do terceiro setor, sendo que no Brasil, por lei essas marcas são obrigadas a incentivar tais iniciativas e devolver a sociedade um pouco das suas arrecadações. São ações que podem se relacionar com o bem estar social ou até mesmo, com o resgate da natureza.

Deste modo a auditoria no terceiro setor atua de forma embrionária, desde o momento da criação de uma ONG ou projeto social.

Já que estamos falando de projetos que podem receber diversos tipos de doações, inclusive advindas de verbas públicas, imediatamente vemos a necessidade de uma fiscalização competente.

É importante lembrar que de forma natural é feita uma fiscalização pela Receita Federal, que é o órgão competente para estes assuntos. Porém, é de costume das organizações a contratação de auditorias independentes, afim de averiguar, organizar e preparar.

Além disso, é uma forma do detentor do recurso ter segurança para saber se o Projeto ou Ong beneficiada está utilizando de forma coerente tais recursos dispostos.

Auditorias – Qual a sua importância no processo?

Pode parecer um exagero esse zelo todo, ainda mais quando vemos que a maioria dessas Ongs e projetos são entidades sem fins lucrativos, mas, estamos falando de um setor que movimentos anualmente mais de R$ 25 bilhões na economia nacional.

São cifras altas, que podem estar sendo levadas para destinos não acordados e sendo desviadas, causando algum tipo de problema jurídico.

Outro problema pode estar também na origem dessa quantia, na legalidade desse montante. É por isso que o objetivo da auditoria é garantir que tais recursos são advindos de meios legais e estão fazendo o seu verdadeiro papel, que é retornar a sociedade em forma de alguma ação benéfica.

Quer saber mais e contar com uma equipe de qualidade cuidando da sua empresa? Entre em contato conosco, a CONAUD está pronta para lhe ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *