Diferimento das Despesas: Como o CPC 32 atua no Imposto de Renda.

Quando falamos de cobrança de tributos sobre o lucro, imediatamente pensamos no CPC 32, que aborda inúmeros temas relacionados e destaca os diferimentos, sejam eles de impostos ou de despesas.

De forma simples, considerados certos custos e despesas no mês em vigor e sua dedução no Imposto de Renda for ocorrer apenas em meses subsequentes, devemos nos lembrar que havendo IR a pagar a sua adequação deverá ser feita como despesas em períodos posteriores.
Deste modo, no período no qual a despesa será contabilizada, mesmo ainda não estando dedutível, poderá ser correspondida na declaração como despesa no Imposto de Renda, apresentando-se como uma conta de ativo, denominada como Imposto de Renda Diferido no Ativo não Circulante – Realizável em Longo Prazo.

Assim, conforme o prazo determinado para a realização do fato gerador, o passivo apresenta seu valor correto, ou seja, apresenta o imposto efetivo a ser pago.
Já a despesa se normativa com o regime de competência e fica por valor menor, tornando-se uma despesa dedutível e a conta sendo baixada como débito de despesa de Imposto de Renda.

É preciso lembrar que deve ser previamente analisado a situação particular de cada empresa na adoção deste ativo, afinal, quando geramos um ativo com essa finalidade, devemos apresentar condições de recuperá-lo nos exercícios seguintes.
Quando não há condições para a sua recuperação, a empresa não deve realizar o diferimento da despesa de Imposto de Renda. 

O fato é que o CPC 32 é uma norma complexa, que traz também outros temas importantes, englobando assuntos como o diferimento de despesa com a contribuição social, ativo fiscal referente a prejuízos fiscais, lucros tributáveis e muito mais.
Nenhuma compreensão e aplicabilidade empresarial deve ser realizada apenas por leituras de artigos e minutas, é extremamente necessário um estudo técnico e encorpado em cima de todas as exigências que a norma pede. 

Nós da Conaud estamos aptos a trabalhar contigo na solução de qualquer aplicação da norma, fale conosco e conte com uma equipe preparada e experiente, seja na forma de consultoria ou auditoria contábil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *