A busca permanente e contínua de excelência profissional faz da CND – CONAUD uma organização com padrão uniforme de qualidade para oferecer a melhor prestação de serviços a seus clientes. Todos os clientes estão sempre recebendo a melhor prestação de serviços e a mesma excelência no padrão de atendimento.

QUEM SOMOS

A CND – CONAUD apresenta uma estrutura completa, formada por contadores, advogados, economistas e administradores especializados, com as melhores referências de mercado e ampla experiência na prestação de serviços. Estamos prontos para atender de forma eficaz às necessidades do mercado, priorizando resultados e atuando em propostas que visam trazer soluções imediatas e que resolverão os problemas enfrentados pelas empresas.

Nós da CND – CONAUD somos qualificados e registrados nos devidos órgãos reguladores da atividade, em conformidade com as leis específicas de cada ramo de negócio, como:

CADASTRO NACIONAL DOS AUDITORES INDEPENDENTES

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

BANCO CENTRAL DO BRASIL

AUDITORIA EXTERNA OU INDEPENDENTE

Tem como objetivo avaliar os controles da entidade e concluir se as demonstrações financeiras foram elaboradas adequadamente, em todos os aspectos relevantes em conformidade com as normas brasileiras e internacionais aplicáveis. O resultado do trabalho é a emissão do Relatório do Auditor Independente (Parecer da Auditoria) expressando sua opinião de forma a aumentar o grau de confiança dos usuários previstos sobre o resultado da avaliação das demonstrações financeiras.

  • Empresas de Grande Porte com faturamento acima de R$ 300.000.000,00 e/ou bens acima de R$ 240.000.000,00 conforme obrigatoriedade imposta pela Lei n.º 11.638/07;
  • Empresas com Obrigação Legal (companhias abertas, fundos de pensão, seguradoras e quase todas as entidades integrantes do Sistema Financeiro Nacional);
  • Empresas governamentais que estão sujeitas à auditoria para atendimento da legislação (empresas Filantrópicas, Associações, entre outras);
  • Empresas cujos estatutos, acionistas ou diretoria estabeleçam a necessidade de auditoria;
  • Empresas coligadas ou controladas que necessitem de auditoria ou exames especiais para acionistas no país ou no exterior e para fins de consolidação;
  • Exames especiais para atendimento de cláusulas contratuais de empréstimos ou de requisitos de entidades reguladoras;
  • Exames especiais e assessoria nos casos de aquisição de empresas ou em processos de fusão, incorporação ou cisão;
  • Trabalhos especiais de auditoria e de consultoria, sobre as operações e controles, de interesse específico de sua administração ou de seus acionistas.

AUDITORIA INTERNA

A Auditoria Interna possui como propósito averiguar o processo de gestão da empresa, avaliando os procedimentos de controle interno e identificando seus possíveis riscos. Através desta averiguação, os problemas podem ser antecipados e já corrigidos, e realizar implementação de melhorias em áreas que possuem deficiências de controle. Além disso, são verificados os critérios contábeis adotados, seja no reconhecimento ou mensuração de itens patrimoniais.

Explicitado as suas funções, a auditoria interna proporciona a auditoria externa uma base sólida de informações, possibilitando que o seu trabalho possua procedimentos sobre controles mais efetivos. Ademais, a auditoria externa pode optar por utilizar-se de parte do trabalho realizado pela auditoria interna em determinadas áreas, reduzindo o tempo dispendido, podendo focar-se em pontos específicos que possuam maior relevância e que demandem mais atenção.

Desta maneira, o objetivo é realizar a auditoria interna da empresa de forma full-time tornando as informações financeiras mais precisas, através da aplicação do conhecimento de nossos profissionais. Por meio do mapeamento de riscos é realizado o entendimento dos procedimentos operacionais e ambientes de controle da empresa.

AUDITORIA OPERACIONAL

Nosso trabalho tem por objetivo avaliar os sistemas e controles internos dos ciclos operacionais da empresa, como por exemplo, de vendas, compras, custos, estoques e administração de pessoal. 

Onde são realizados alguns procedimentos, tais como: levantamento, avaliação e testes dos controles internos e de gestão, em diferentes sistemas operacionais da empresa.

O trabalho é conduzido segundo o método (documento-informação-evento), através de levantamento de dados, mediante o recolhimento dos documentos e relatórios envolvidos com o processamento do sistema.

Entre os objetivos específicos da Auditoria Operacional, estão:

  • Eficiência e segurança dos pontos de controle;
  • Compatibilidade entre a função do sistema e a área organizacional;
  • Racionalidade dos procedimentos;
  •  Suficiência dos controles
  • Periodicidade, confiabilidade e contabilização das informações geradas;
  • Obediência às leis e regulamentos aplicáveis.
  • Identificação de riscos operacionais, atribuindo responsabilidades e estabelecendo melhorias para eliminação de possíveis erros e fraudes.

 

Alguns eventos ou evidências demonstram a necessidade de realização de Auditoria Operacional nas empresas, como:

  • Alteração em processos, estruturas, estratégias e tecnologias; Intenção de abertura de capital;
  • Percepção de erros nos sistemas operacionais;
  • Controle interno atual não transmite segurança sobre a sua eficácia e etc.
 

Identificado tais situações, a Auditoria Operacional demonstra-se importante, pois não considera somente os aspectos financeiros, mas todos os aspectos gerenciais, avaliando se os recursos da empresa estão sendo utilizados de forma eficiente e eficaz. Com essa melhor avaliação, torna-se mais assertivo o cumprimento de objetivos e metas previamente estabelecidos.

CONSULTORIA CONTÁBIL E JURÍDICA
___________________________________________________________

CONSULTORIA CONTÁBIL

Na Consultoria Contábil julgamos como a essência de qualquer estrutura empresarial. Destacamos alguns trabalhos especiais nas empresas, que são:

  • Desenvolvimento de sistemas de custos para fins gerenciais e fiscais;
  • Planejamento e implantação de fluxo de caixa;
  • Demonstrações financeiras para fins gerenciais;
  • Utilização da contabilidade como ferramenta de gestão empresarial;
  • Avaliação e desempenho das atividades;
  • Análises e interpretação dos indicadores econômico-financeiros;
  • Plano orçamentário.

O Sistema de Controle, através dos controles financeiros e de resultados, apresentará à empresa um diagnóstico estratégico que será o referencial para a tomada de decisões.

CONSULTORIA JURÍDICA

A Consultoria Jurídica, visa sempre a manutenção do emprego dos trabalhadores e da fonte produtora, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica. Sua aplicação e nossa forma de atuação consistem em:

  • Análise preliminar da situação da empresa para possível enquadramento na Recuperação Judicial;
  • Preparação do plano e do pedido de Recuperação Judicial com acompanhamento do processo até as instâncias superiores;
  • Negociação com credores;
  • Preparação do plano de viabilidade econômica;
  • Participação nas assembleias de credores.

ASSESSORIA E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Auditoria Tributária:
Revisão preventiva e criteriosa dos procedimentos nos livros fiscais e contábeis da empresa, para identificação de contingências e opção da melhor forma de regularizá-las, dos seguintes impostos e contribuições: IR, CSLL, II, IPI, ICMS, ISS, IRRF, PIS, COFINS, INSS, FGTS.

Recuperação de Tributos:
É a possibilidade de converter impostos e contribuições recolhidas indevidamente ou a maior, apurados no procedimento de revisão fiscal, em receitas imediatas, como reforço do fluxo de caixa da organização.

Planejamento Tributário na área de Impostos Diretos e Indiretos:
O planejamento tributário é uma eficiente ferramenta empresarial que visa aperfeiçoar a carga fiscal, através de estudo e análise detalhada da legislação, da atividade econômica do negócio e da implementação de metodologias, objetivando anular, reduzir ou adiar o ônus fiscal.

Consultoria e Assessoria Fiscal Permanente:
Trata-se de assessoria de caráter geral, abrangendo atendimento para esclarecer eventuais dúvidas de interpretação da legislação, da jurisprudência e da melhor doutrina, analisando detalhadamente o problema e propondo soluções.

OUTSOURCING

O serviço de Outsourcing tem como objetivo otimizar os processos internos, reduzir custos operacionais e garantir conformidade com as normas contábeis e regulamentações fiscais. Essa abordagem permite que a empresa foque em suas principais competências, enquanto especialistas externos cuidam das responsabilidades contábeis e financeiras.

Contamos com uma equipe qualificada, capaz de atender às necessidades dos negócios. Oferecemos nossos serviços de terceirização dos processos, reduzindo custos e tempo dedicado. Nossa estrutura nos permite absorver a demanda de nossos clientes, para que eles possam focar na expansão de seus negócios sem se preocuparem com as burocracias do dia a dia. As vantagens incluem:

  • Aumento da produtividade
  • Redução de riscos
  • Melhores resultados
  • Aumento da vantagem competitiva
  • Processos padronizados
  • Maior escalabilidade

CONSULTORIA SOCIETÁRIA

Aconselhamos nas decisões estratégicas de um planejamento societário, incluindo operações de incorporações, fusões, cisões ou constituição de novas empresas. Combinamos o planejamento tributário com a reorganização societária para minimizar o ônus fiscal e operacional, viabilizando o planejamento sucessório, e aumentando a competitividade e produtividade da empresa.

Nossa consultoria ajuda a manter as empresas em conformidade com as leis vigentes, evitando problemas futuros e auxiliando no planejamento estratégico para o crescimento e desenvolvimento empresarial.

SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Avaliação do ambiente de controles gerais de TI voltados ao Gerenciamento de Segurança da Informação – GSI, Segurança Cibernética e a Lei Geral de proteção a Dados – LGPD, baseado nas melhores práticas de mercado, principais frameworks e legislação brasileira aplicada a instituições financeiras.

 Avaliação das políticas e Planejamento Estratégico de TI

  • Revisão de políticas, normativos internos, metodologias e/ou procedimentos relacionados à Segurança da Informação;
  • Conscientização dos profissionais de TI e usuários da cooperativa;
  • Alinhamento do Plano Estratégico de TI com o Plano Estratégico de negócio;
  • Alinhamento da Tecnologia da Informação com os principais frameworks de mercado.

 

 Análise de acesso aos dados e programas da cooperativa singular (rede, sistemas e banco de dados)

  • Avaliação de treinamentos e capacitação de usuários envolvidos na TI;
  • Avaliação dos controles de acesso físico a servidores (local e externo, se houver);
  • Avaliação de configurações de regras de acesso (perfil de acesso);
  • Avaliação de controles de identificação e autenticação de usuários;
  • Monitoramento;
  • Avaliação de super usuários (usuários com perfil de administrador).

 

 Execução de testes de intrusão

  • Testes de intrusão a sistemas e ativos expostos na internet (externo);
  • Testes de intrusão à rede interna LAN e wireless (interno);
  • Procedimentos de identificação e correção de vulnerabilidades técnicas de TI;
  • Varredura em servidores, análise de portas e sistemas.

 

 Implementação da norma de Segurança Cibernética

  • Divulgação da política de Segurança Cibernética;
  • Plano de ação e de resposta a incidentes;
  • Contratação de serviços de processamento, armazenamento de dados e de computação em nuvem;
  • Cópias de segurança (backup) e restauração das informações (restore) de dados críticos;
  • Proteção contra códigos maliciosos e criptografia;
  • Segurança física data center e gestão de continuidade do negócio.

 

 Implantação dos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

  • Avaliação do mapeamento de dados pessoais e mapeamento dos riscos associados;
  • Avaliação do relatório de avaliação de impacto de privacidade de dados pessoais;
  • Avaliação dos treinamentos e conscientização sobre privacidade de dados;
  • Avaliação do processo de gerenciamento das solicitações de titulares;
  • Definição e divulgação de um DPO (Data Protection Officer);
    Avaliação de contratos

SERVIÇOS PARA COOPERATIVAS DE CRÉDITOS

  • Auditoria Interna

Como parte integrante dos controles internos das instituições financeiras, a realização de auditoria interna em cooperativas de crédito encontra-se prevista na Resolução nº 4.879/20 do Conselho Monetário Nacional – CMN.

A metodologia de auditoria interna tem por objetivo contribuir para que o Conselho de Administração e a Administração da cooperativa confirmem o funcionamento das regras e estratégias de negócios que foram aprovadas, bem como contribuir com o aprimoramento dos controles internos, considerando que controles mais eficientes e eficazes mitigam os principais riscos que possam atrapalhar o alcance dos objetivos.

 

  • Auditoria de Incorporações

Nos processos de incorporação de cooperativas de crédito deve ser observado, além das exigências legais, que as sociedades envolvidas devem elaborar balancete/balanço patrimonial, na data-base, devidamente transcrito no Livro Diário ou Balancetes Diários e Balanços, acompanhado do respectivo relatório da auditoria externa, contemplando, entre outros: realização de inventário, conciliação geral dos elementos do ativo e do passivo, com contabilização de eventuais diferenças encontradas e ajuste pro rata temporis das operações ativas e passivas, bem como das demais receitas e despesas, mesmo quando a liquidação financeira vier a ocorrer em data posterior à data-base.

 

  • Auditoria de Apuração de Fraudes

Apuração das ações e dos valores envolvidos em desvios de conduta e ética, avaliando a exposição da instituição a vulnerabilidades que possam ameaçar a integridade das operações, detectando padrões anormais ou transações suspeitas que indiquem a ocorrência de fraudes.

 

  • Trabalhos de Procedimentos Previamente Acordados

Trabalhos especiais de acordo com objetivos e procedimentos contratualmente previstos e observadas as normas do Conselho Federal de Contabilidade.

 

  • Treinamentos sobre governança, controles internos e contabilidade

Os treinamentos ofertados são personalizados para cada cliente, sendo observadas as leis e normativos vigentes, melhores práticas de mercado e os requisitos de independência quando a CND CONAUD presta adicionalmente serviços de auditoria.

ALGUNS DE NOSSOS CLIENTES

"Profissionalismo e qualidade num único lugar. Recomendo!"

- Wilson de Campos Junior

NOTÍCIAS

Serpro e RFB ampliam serviços do PGDAS-D no Integra Contador
Leia mais
MercadosInvest: uma abordagem abrangente para o sucesso no trading online
Leia mais
Fechamento anual de empresas: guia completo para 2024
Leia mais
Gastos tributários e a essencialidade na Reforma Tributária
Leia mais
Reforma Tributária: como impactará os honorários contábeis?
Leia mais
INSS: como corrigir erros no cadastro da aposentadoria?
Leia mais
MPEs ganham prioridade em acordos com Institutos Federais
Leia mais
Justiça do Trabalho: pesquisa de satisfação dos sistemas é prorrogada
Leia mais

FALE CONOSCO

Precisa de ajuda ou tem alguma dúvida?

Preencha seu nome, e-mail e telefone no formulário abaixo e entraremos em contato o mais breve possível.

Valorizamos sua privacidade e garantimos a confidencialidade dos seus dados.

© 2024 CND – CONAUD. Todos os direitos reservados. | Política de Segurança e Privacidade